Grupo LM patrocina exposição “Aos Olhos de Caymmi”
A faceta de ilustrador do cantor e compositor Dorival Caymmi será revelada durante a exposição “Aos Olhos de Caymmi”. Na esteira das comemorações pelo centenário do artista, a mostra será lançada no dia 30 de março de 2015, às 19h30, no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador (BA). Durante o evento, Danilo Caymmi, filho do artista, apresentará uma palestra cantada para os convidados.
A partir da interação e observação do seu universo particular, o artista traduziu nas suas composições e consequentemente nas imagens, cenários tipicamente baianos: o coqueiral de Itapuã, a areia branca do Abaeté, as festas populares, uma puxada da rede, uma festa popular ou um acarajé com vatapá. Em “Aos Olhos de Caymmi”, o público vai conhecer dez ilustrações feitas a partir de canções de sua autoria. Com visitação gratuita, a mostra permanece no local até 03 de maio, de terça a domingo, das 12h às 18h.
O projeto, que ainda será levado para São Paulo e Rio de Janeiro, conta com a curadoria de Rose Lima, que possui 18 anos de experiência no mercado cultural. “Buscamos conectar o universo de inspiração de cada ilustração reunindo música, partitura, contexto, fonograma, intérpretes, admiradores e algumas curiosidades. Assim, apresentamos o pintor Dorival Caymmi, cujos olhos de artista traduziu palavras e sons em imagens”, acrescenta a curadora. A exposição, além de ter a produção assinada pela empresa Hasta La Luna Iniciativas Culturais, possui patrocínio do Grupo LM.
Evento de abertura – Danilo Caymmi, filho mais novo do artista homenageado, fará uma palestra cantada no Foyer do teatro durante o evento de abertura, interpretando as canções ilustradas pelo pai. Danilo afirma que no dia 30 vai “expor para o público os contos de meu pai de forma dinâmica e interativa, com o objetivo de perpetuar a história, promover a cultura local e fortalecer a memória nacional”. Esta exposição está sendo considerada pelo artista “a menina dos olhos” do centenário de Caymmi. Ele disse ainda que “o público precisa conhecer os personagens da Bahia, por isso vejo que a iniciativa do patrocínio foi louvável. Estou lidando com profissionais dedicados que demonstraram interesse e respeito pela obra”.
Além da mostra para marcar o centenário do artista, o Grupo lançou em 2014 a reprodução de um caderno lançado no ano de 1984 com os desenhos que servem de base para a exposição. Neste material, encontram-se ilustrações que ele produziu sobre as músicas “Marina”, “Dora”, “Rosa Morena”, “João Valentão”, “Vou vê Juliana”, “Rainha do Mar”, “O que é que a baiana tem?”, “A Preta do Acarajé”, “Vatapá” e “Milagre. O caderno ainda vem com um autorretrato do cantor.
O Grupo LM se destaca como incentivador da cultura baiana, através do apoio ao projeto que preserva e promove um legado deixado por um dos mais importantes artistas brasileiros. Nesta exposição, o Grupo LM investiu aproximadamente R$ 300 mil, via Lei Rouanet. “Este projeto revela a obra de um homem que, como ninguém, levou aos quatro cantos as riquezas de nossa terra e de nosso saber”, cita Luiz Mendonça Filho, presidente do Grupo LM.
Nos últimos anos, o Grupo LM já investiu mais de R$ 2 milhões na cultura, patrocinando publicações, espetáculos e exposições. Um dos destaques é o investimento no memorial “A Casa do Rio Vermelho”, que pertenceu aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, reaberto em novembro de 2014, tido como um dos principais pontos turísticos e espaço cultural da capital baiana.
Além disso, o Grupo investiu na publicação dos livros de fotografia “Cairu, Cidade do Sol” e “Encantos de Tinharé”, de Rui Rezende, no livro “Semiótica”, do artista plástico Bel Borba e a publicação do único conto literário assinado por Carybé, intitulado “Iaba”. Internamente o Grupo LM ainda busca incentivar o interesse pela cultura com diversas ações. Estão entre elas, a realização de sessões de cinema no Cineclube Bravo!, e um projeto de formação pelo teatro, que conta com a direção da atriz baiana Andrea Elia Neves.