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22/jul

Segurança em 1º lugar

A segurança é sempre prioridade na AuraBrasil. Zelando pela integridade de seus clientes e integrantes é que a empresa se destaca no mercado. Nos últimos meses, a equipe de segurança do trabalho ministrou alguns treinamentos e reciclagens para operadores de máquinas em todas as filiais. Entre os temas, foram trabalhados: ergonomia, CIPA, eletricidade, ambiente confinado, trabalho em altura, operação de PTA. Os treinamentos foram ministrados pela técnica em segurança do trabalho, da AuraBrasil, Deborah Braga, com carga horária entre 4h e 20h, de formas presencial e online, para conformidade com as Normas Regulamentadoras.

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06/jun

Foco em capacitação

Seguindo sua filosofia e compromisso com segurança e alto padrão de qualidade, a AuraBrasil mobilizou integrantes de todas as filiais em um treinamento de segurança e regulagem de motores diesel, com duração de três dias, em São Paulo. “Como não podemos reunir todos os colaboradores, solicitamos um técnico de cada filial para participar do treinamento. A ideia é que eles sejam multiplicadores desse conhecimento em suas unidades”, conta Marco Lafiandre, gerente técnico nacional da AuraBrasil.

No primeiro dia, Marco e Roberto Tavares apresentaram informações sobre segurança no manuseio dos motores a diesel, falando, inclusive, sobre os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) que devem ser utilizados. Os dois últimos dias de treinamento foram ministrados por Thiago Luvisaro, da Retifica Premium, fornecedora da AuraBrasil. Os colaboradores puderam desmontar, montar e realizar reparos nos motores, aprendendo a reconhecer quando a troca deve ser feita.

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30/maio

AuraBrasil lança aplicativo para Android e IOS

Acaba de ser lançado o aplicativo AuraBrasil, que tem como objetivo auxiliar objetivo auxiliar a equipe técnica no processo de consultoria para locação de plataformas aéreas e facilitar a busca dos clientes pelo equipamento ideal. “Esta é uma opção de consulta dos equipamentos que facilita a interação entre consultor de negócios e cliente, por ser uma plataforma portátil que apresenta imagens e informações técnicas”, declara Célio Gonçalves Junior, diretor da AuraBrasil.

O app, disponível para smartphones Android e iOS, também poderá ser utilizado por clientes. Através de uma interface de fácil utilização, é possível informar qual a necessidade do cliente e encontrar a máquina ideal para o serviço. Além disso, também é possível consultar o catálogo de máquinas do portfólio da AuraBrasil e suas especificações, solicitar orçamentos e ligar para o canal de atendimento 0800.

Com seis anos de atuação no território nacional, a AuraBrasil – Máquinas e Equipamentos faz parte do Grupo LM e se consolida entre as dez maiores do país. Além da matriz em Salvador (BA), possui unidades estratégicas distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e Minas Gerais. A AuraBrasil é destaque na locação de equipamentos de ponta, pela excelência no pós-venda no segmento. Atualmente, a empresa contabiliza um amplo portfólio de plataformas aéreas, utilizadas nos segmentos industrial, de mineração, automobilístico, química, de bebidas e alimentícias, construção civil, entre outros, estando entre as seis maiores desse tipo no Brasil.

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19/maio

Aurabrasil Integra Comitê Ipaf Brasil

A AuraBrasil, uma das principais empresas do ramo de locação de plataformas aéreas do país, passa a integrar o Comitê da Federação Internacional de Plataformas Aéreas – International Powered Access Federation (Ipaf), responsável por promover o uso seguro e eficaz de equipamento de acesso aéreo no mundo inteiro. A votação é realizada anualmente e seleciona as empresas que irão representar todo o segmento de plataformas aéreas no Brasil. A AuraBrasil é uma empresa do Grupo LM, que atua no mercado nacional há 40 anos.

Para o diretor da AuraBrasil, Célio Gonçalves Junior, o reconhecimento reforça todo o comprometimento da diretoria e dos próprios integrantes com a segurança, qualidade do serviço e cumprimento dos prazos. “A AuraBrasil já nasceu focada para oferecer a melhor solução para seus clientes. Após quase seis anos de atuação, obter o reconhecimento dos parceiros e dos próprios concorrentes mostra que nos firmamos como um player relevante para o mercado”, disse ele.

Como parte das responsabilidades, agora a AuraBrasil irá trabalhar em conjunto com outras empresas no desenvolvimento de ações para promover a segurança na utilização de plataformas aéreas em todo o Brasil. Além da AuraBrasil, o comitê é formado por empresas como Mills, Rental Master e JLG. Com unidades estrategicamente instaladas em nove estados da federação, a AuraBrasil estende suas atividades para os segmentos industrial, de mineração, automobilístico, químico, de bebidas e alimentícios, entre outros. E conta atualmente com mais de 800 plataformas aéreas, seu principal produto.

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14/dez

AuraBrasil no Festival de Verão 2016

O segmento de eventos vem se tornando cada vez mais interessante aos olhos da AuraBrasil. Este ano, a empresa esteve presente no Festival de Verão locando plataformas aéreas para dar apoio na construção do palco que contou com 70 metros de largura e 16 metros de altura. Com o tema “Nada Será Como Antes”, a 18ª edição do evento ganhou novo local, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

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02/jun

AuraBrasil economiza 30% de custos com transporte de equipamentos

Caminhão da AuraBrasil para transporte de equipamentos

O processo de mobilização e desmobilização de equipamentos da AuraBrasil torna-se mais ágil na região de São Paulo. A empresa conta com um caminhão para fazer o transporte das máquinas. “Hoje, nós terceirizamos este serviço. E a partir do momento em que trabalharmos com veículo interno, reduziremos em aproximadamente 30% os custos com frete na filial de São Paulo”, destaca o gerente Técnico Nacional, Marco Lafiandre.

Para a AuraBrasil, os ganhos serão perceptíveis também no atendimento ao cliente, uma vez que o tempo de deslocamento será menor e haverá maior controle da entrega e retirada das máquinas. O veículo será locado na LM Frotas e, com esta redução do custo operacional, intensifica-se a sinergia entre as empresas do Grupo LM a fim de tornar os negócios mais competitivos no mercado brasileiro.

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02/jun

Treinamento da AuraBrasil aprofunda técnicas de proteção para trabalho em alturas

A Norma Regulamentadora (NR) 35, que trata das medidas de proteção e requisitos mínimos para o trabalho em altura, foi tema de treinamento realizado para a equipe da AuraBrasil de São Bernardo do Campo (SP). O treinamento foi baseado em padrões nacionais e internacionais de segurança em trabalho em altura, com direcionamento para os técnicos de manutenção, consultor interno de avarias e técnico de aplicação da AuraBrasil.

Embasada na Lei 6.514, de 1977, e na Portaria 3.214, de 1978, a NR-35 prevê treinamentos obrigatórios para toda atividade exercida acima de 2 metros do nível inferior. “Dentro da AuraBrasil é fundamental que os envolvidos no processo tenham a visão global na área de prevenção, conhecendo a norma técnica e procedimentos de resgate e primeiros socorros, a fim de realizar as atividades com o máximo de segurança’, destaca o técnico de Segurança do Trabalho da empresa, Cristiano de Almeida Filho.

Além de capacitar, a ocasião foi também de reciclagem de conhecimentos, já que os técnicos da empresa lidam diretamente com as máquinas e são responsáveis também por orientar os clientes. Houve situações práticas associadas às simulações de resgate, técnicas de avaliação de riscos, com uso de cintas de ancoragem, trava-quedas, mosquetões, tripés, entre outros instrumentos de proteção. Os tópicos abordados incluíram uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivas (EPCs), análise de riscos, normas e regulamentos aplicados ao trabalho em alturas, acidentes típicos deste trabalho, condutas em situações de emergência, entre outros.

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08/mar

Excelência no atendimento, qualificação e equipamentos fortalecem pós-venda da AuraBrasil

1 - Pós-venda AuraBrasil

Preparar o negócio para atender às demandas e expectativas do cliente durante o pós-venda é, além de requisito importante para o desenvolvimento do negócio, uma estratégia que fornece feedbacks importantes para mapear os níveis de satisfação e identificar formas de otimizar os processos internos. De acordo com o gerente Técnico Nacional da AuraBrasil, Marco Lafiandre, o pós-venda é grande responsável pela fidelização do cliente e fechamento de novos negócios. “Quando superamos as expectativas, o cliente faz propaganda e volta a fechar negócio. Precisamos entender todas as suas necessidades e manter nossos equipamentos em perfeito estado”, declara.

No caso da AuraBrasil, as estratégias de pós-venda estão posicionadas sob o tripé: precisão e rapidez no atendimento aos clientes, treinamentos operacionais regularmente e bom estado de funcionamento dos equipamentos. Durante o atendimento, uma das peças-chave é o Assistente de PCM (Planejamento, Controle e Manutenção), responsável por mapear dados necessários para a precisão do atendimento e dialogar com os técnicos da empresa a fim de solucionar a demanda do cliente em até 24h.

Em 2015, foram realizados diversos treinamentos operacionais, que têm o cliente como foco e visam fortalecer a relação “ganha-ganha” em benefício de ambas as partes. Em São Paulo, por exemplo, um dos treinamentos de clientes da AuraBrasil incluiu 5 turmas, com carga-horária de 8 horas cada, para mais de 50 pessoas. “O índice de falhas deste cliente foi muito baixo. Isto aumentou a produtividade do equipamento, que ficou acima de 90%, e nós conseguimos reduzir o nosso custo de chamado técnico”, destaca Lafiandre. Por serem também responsáveis pelo bom desempenho do cliente, a equipe técnica das filiais também passa por treinamentos periódicos aplicados pelos fabricantes de plataformas aéreas.

Para completar o tripé de pós-venda da AuraBrasil, a manutenção preventiva das máquinas é feita regularmente, a cada 250 horas de uso. É avaliada a estrutura do equipamento, a lubrificação, é feita a troca de óleos e filtros, entre outros pontos. Tal cuidado minimiza a incidência de falhas corretivas e operacionais. Em caso de falhas dos equipamentos, há a substituição, em até 72 horas.

Cerca de 40 pessoas integram a área. Cada filial possui profissionais capacitados para lidar com atendimento e manutenções internas e externas (técnicos e auxiliares técnicos); treinamento da equipe e de clientes (técnicos de aplicação, encarregados de treinamento), monitoramento de procedimentos (encarregado técnico), avaliação de equipamentos que retornam do cliente (consultor de avarias).

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23/set

Empresas são premiadas por boas práticas em gestão de pessoas na Bahia; veja ganhadores

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Um excelente ambiente de trabalho não é benéfico apenas para os funcionários. Um clima leve e descontraído se  reflete diretamente nos resultados da companhia. Isso é o que indica a segunda edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia, realizada pelo instituto Great Place to Work no Brasil (GPTW) e cuja premiação aconteceu ontem em Salvador.

De acordo com o levantamento, que contou com a parceria do jornal CORREIO e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Bahia), as dez empresas premiadas faturaram mais de R$ 800 milhões em 2014.

“Enquanto o Brasil cresceu entre 0% e 0,1% no ano passado, as dez empresas da lista GPTW-Bahia 2014 registraram crescimento de 37%. Colaborador satisfeito traz mais lucro”,  garantiu a gerente do GPTW Brasil, Carla Costa. E, para manter os funcionários satisfeitos, não é preciso desembolsar muito. “Pelo contrário. Quanto custa dar um feedback, por exemplo? Nada. E é  importante para o desenvolvimento do colaborador”, exemplificou.

Na Bahia há dois anos, o Laboratório Sabin sabe disso. “Muitas vezes o que o profissional busca não é a remuneração, mas um ambiente saudável para trilhar uma trajetória profissional”, enfatizou a diretora de RH, Marly Vidal.

O Sabin liderou o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia neste ano. A presidente da empresa, Lídia Abdalla, conta que o Sabin aposta pesado em boas práticas para oferecer um serviço de excelência. “Quando investimos no bem-estar dos colaboradores, isso passa para os clientes”.

O Laboratório Leme também mostrou que faz a sua parte e pelo segundo ano consecutivo figura entre os primeiros lugares da GPTW Bahia. “Esse prêmio mostra que nosso trabalho vem se consolidando”, disse a sociadiretora da companhia, Marla Cruz. “Vamos pegar o diagnóstico da pesquisa para saber onde melhorar”, completou.

Primeira vez

Pela primeira vez no prêmio, o grupo baiano LM já chegou impressionando. Fundado há mais de 35 anos e com mais de mil funcionários, emplacou três das quatro empresas entre as premiadas. A surpresa ficou por conta da caçula do grupo, a AuraBrasil, que, com pouco mais de dois anos de fundação, ficou na 3º posição. “Esse é o resultado de muita dedicação. Para nós, o trabalho tem que ser uma extensão de casa”, destacou a vice-presidente do grupo, Aurora Mendonça.  Além da AuraBrasil, o grupo foi premiado com a LM Frotas e a Bravo Caminhões.

Duas instituições de ensino superior integram a lista. A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ficou em 4ª e a Unifacs em 9ª. “Estar entre as melhores é o reconhecimento da nossa essência, que é a de se preocupar com as pessoas”, resumiu a gestora de RH da Bahiana, Telma Bastos. “Ter um selo do GPTW é uma âncora inspiradora para o futuro”, falou o CEO da Unifacs, Marcelo Henrik.

Em 5ª está a farmacêutica Natulab. “Hoje, temos mil empregados e, no ano passado, faturamos R$ 200 milhões. Tudo graças ao esforço e dedicação dos nossos funcionários”, relatou o diretor financeiro e de RH da companhia, Cláudio Cotrim.

Além de dedicação, o diretor administrativo da Citéluz, que ficou na 10ª  posição, Nicolas Gounin, aposta no amor para criar um bom ambiente de trabalho. “Me refiro ao amor às pessoas, o amor ao trabalho, o amor em tudo que a gente faz”.

“Esse prêmio aumenta a nossa responsabilidade e  o nosso entusiasmo. Nossa busca é por promover sempre um ambiente onde as pessoas se sintam bem”, acrescentou o diretor-geral, César Teixeira.

Ranking da GPTW–Bahia
1º Laboratório Sabin
2º Laboratório Leme
3º AuraBrasil
4º Escola Bahiana de Medicina
5º Natulab
6º LM Frotas
7ºBravo Caminhões
8º Nutricash
9º Unifacs
10ºCitéluz

Bom clima organizacional ajuda empresas a superar desafios

Um bom clima organizacional serve de combustível para superar os momentos difíceis, como o da atual crise econômica, segundo acredita o diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Bahia), Cézar Almeida. “Em um ano como esse, no qual tem se falado muito nas empresas otimizarem os seus recursos, é preciso cuidar das pessoas para melhorar os resultados”. Para ele, a melhoria na produtividade vem quando as pessoas estão engajadas  e, para isso, é preciso investir na boa  gestão de pessoas.

Engajado nesta ideia, o diretor comercial do CORREIO, Afonso Palomares, garante que o jornal vai continuar abraçando o projeto de parceira com a GPTW. “É uma maneira de ficarmos cada vez mais próximos dessas empresas que são referências. É também uma forma de prestarmos um serviço para a comunidade, que, com a lista, conta com uma fonte de pesquisa a mais na hora de buscar onde trabalhar”.

Para a gerente da GPTW, Carla Costa, os profissionais não buscam mais apenas um trabalho. “As pessoas buscam um propósito. Hoje, cada vez mais as pessoas procuram organizações onde possam desenvolver e equilibrar a vida profissional com a pessoal”, disse Carla, complementando em seguida: “O nosso desafio é fazer com que mais empresas participem (da pesquisa). E vale lembrar que o prêmio não é uma competição, mas uma troca de experiências de boas práticas”.

Fonte: Site Correio24horas | Repórter: Graciela Alvarez

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13/maio

Filme com Pipoca

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(Foto: Robson Mendes/Correio*)

Projetos culturais estão presentes na gestão de RH da AuraBrasil

Com uma vida cada vez mais corrida, com direito a mais tempo nos engarrafamentos e horas extras no trabalho, as pessoas estão deixando a desejar quando o assunto é consumir cultura. Acompanhar os lançamentos do cinema hoje, por exemplo, é para quem tem uma vida um tanto organizada e tempo de sobra disponível. Pensando nesse corre-corre típico dos profissionais do século XXI, e em uma forma extra de integrar os seus funcionários, a empresa baiana de locação de máquinas e equipamentos AuraBrasil implantou o CineClube na sua matriz, que fica em Águas Claras, às margens da BR-324.

Prestes a completar três anos, a AuraBrasil, que integra o grupo baiano LM, com mais de 35 anos de história e detentor da LM Frotas, Bravo Caminhões e Santo Antonio Patrimonial – , disponibiliza aos seus colaboradores, todas as terças-feiras, um filme com duração de até 20 minutos. “São curtas nacionais exibidos na hora do almoço, mas com direito a pipoca e tudo. Após a exibição, estimulamos um debate sobre o tema do filme”, informa o diretor corporativo do Grupo, André Passos. Ele explica que, apesar de cada organização ter sua estrutura própria (CNPJ e gestores diferentes), há uma cesta de valores e crenças comuns a todas elas. “independentemente de onde surgiram, as boas práticas de gestão são realizadas em todas as empresas”, enfatiza a coordenadora de desenvolvimento de pessoas do Grupo LM, Liane Quiintella.

Na AuraBrasil há três anos, o administrador Mario Trippo, de 33 anos, é uma das presenças confirmadas no CineClube das terças-feiras. “Sempre que posso, assisto. Além de quebrar um pouco aquela rotina de trabalho, a participação é uma forma da gente expor nossas ideias, já que após o filme sempre rola um debate”, avalia ele, informando que a presença não é obrigatória. Ele, que hoje exerce a função de gerente regional do Nordeste, conta que admira o cuidado e respeito com o qual a empresa tem com todos os seus funcionários. “Aqui [ na empresa ] eu sou o Mário, não sou apenas um número. Eles nos dão a oportunidade de crescimento. Eu sou a prova viva disso. Também confiam nas pessoas. Tudo isso é muito gratificante e motivador”, destaca.

DNA – Para André Passos, esse retorno positivo, que deu a AuraBrasil o terceiro lugar na lista GPTW – Bahia 2014, é resultado, principalmente, da filosofia do sócio fundador do Grupo, Luiz Mendonça, que, segundo ele, é uma pessoa muito atenta às questões humanas dentro da empresa. “Ele faz questão que as pessoas sejam felizes dentro da companhia. Isso é tão forte que ele usa muito o termo felicidade”. Ainda no campo cultural, a AuraBrasil, assim como as outras empresas do Grupo LM, disponibiliza aulas de teatro, canto e dança, todas a custo zero para todos os empregados. A coordenadora de desenvolvimento de pessoas da empresa, Liane Quintella, explica que, no Projeto Cultural, os participantes passam o ano ensaiando para uma apresentação, que acontece em dezembro, para todos os empregados do Grupo.

“Além de incentivar a cultura, essa iniciativa ajuda a trabalhar algumas competências que, muitas vezes, precisaram de um ano em sala para serem desenvolvidas”, pondera Liane. Ela destaca ainda outra prática na área cultural: o projeto 100×100, que ajuda a difundir a arte conjunta dos artistas, conhecidos por obras inesquecíveis e singular atuação nas áreas de literatura e artes plásticas. Na sua quarta edição, o projeto já contou com a exposição fotográfica Cairu – Cidade do Sol, de Rui Rezende; o conto Iaba, com Carybé ilustrando Jorge Amado; o livro Semiótica, do artista plástico Bel Borba; e o álbum de gravuras Aos Olhos de Caymmi. “É um resgate que as pessoas precisam conhecer. A gente está estimulando as pessoas a consumirem cultura”, reforça a coordenadora de desenvolvimento de pessoas.

Fonte: Jornal Correio da Bahia | Repórter: Graciela Alvarez

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